1. De junto de um pino de pedra (eventualmente de madeira), chamado o bicho, os jogadores atiram com malhas, também de pedra, para uma raia no chão, à distância de 5 m.
2. A pedra que ficar mais próxima da raia é a do primeiro a atirar ao bicho, seguindo-se as outras, por ordem de proximidade.
3. Em cima do bicho estão colocados alguns botões (ou moedas).
4. O jogador que derrube o pino tem direito aos botões (ou moedas) que ficarem mais perto da sua malha que daquele.
5. Os jogadores seguintes tentarão colocar as malhas mais perto dos botões (ou moedas) que do pino para os ganhar.
6. O jogo termina quando os botões ou moedas forem todos ganhos.
Em alguns lugares colocam-se moedas sobre uma caixa de fósforos posta na vertical, a servir de pino. Adoptam-se as regras anteriores. É o jogo da Caixa, típico da zona de Côa e Macedo de Cavaleiros. Com botões ou caricas é também um jogo infantil a que nalgumas aldeias chamam Guizo. Telo é o nome de Ansiães para o jogo com moedas.