Pisca

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Uma roda de rapazes e raparigas, ficando os primeiros atrás das segundas, à distância de cerca de meio metro. Só um dos rapazes está isolado. É este que começa o jogo, piscando o olho a uma das raparigas. Neste momento exacto ela tenta ir para o pé dele. A tentativa será coroada de êxito se o rapaz que está atrás de si não lhe tocar, quando vai a afastar-se. Este rapaz, entretanto, só impede que a moça fuja se, antes de lhe tocar, tiver as mãos atrás das costas e se, ao tocar-lhe, não mexer os pés. Pode haver raparigas que se desloquem, julgando erradamente que o sinal é para elas. Isso gera alguma confusão, mas elas têm de reocupar a posição anterior.

Se uma rapariga consegue fugir com êxito, o rapaz que fica «viúvo» é o que passa a piscar o olho a uma das raparigas, continuando o jogo.

Note-se que os rapazes têm de estar com as mãos atrás das costas para darem às raparigas a possibilidade de fugirem.