Vinte (2)

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Créditos:

1. Duas equipas de dois elementos cada uma.

2. A distância entre os pinos de pedra (bintes ou chinos) é com­binada pelos jogadores.

3. As malhas (ou fitas) a utilizar são também de pedra.

4. Os jogadores, após cada jogada, deslocam-se de um lado para o outro.

5. Cada carada (pinchar) vale oito (ou seis) e cada ponto vale quatro. Mas, desde que um jogador tombe o pino (carada), o seu ponto (melhor distância a que a pedra fica do pino) já não conta.

6. A contagem muda aos vinte, passando a dois, quatro, oito de cima, etc., e termina aos quarenta ou vinte de cima.

7. O apuramento da equipa vencedora faz-se por eliminatórias. Típico de algumas zonas do distrito de Bragança. Em VilarandeIo (Valpaços) o jogo designa-se de Fito, e, em Torre de Erveredo (Chaves), Fito ou Chito, sendo as malhas fitonas.