- O jogo do Chinquilho consiste no lançamento de uma malha, com o objectivo de derrubar um pau, que se encontra em cima de um tabuleiro, sendo jogado por equipas. Cada equipa é composta por seis jogadores titulares e dois suplentes.
- Fazem parte do jogo: dois tabuleiros de madeira com 60 cm de comprimento, 40 cm de largura e 10 cm de altura, feitos de tronco de árvore com um prego no centro; dois paus de 15 cm cada; seis malhas por equipa com cerca de 2 kg até 3,5 kg cada.
- Os paus com 15 cm de comprimento, encontram-se em cima dos tabuleiros, sobre os pregos.
- A malha, de peso e dimensões variáveis, não pode ter menos de 2 kg nem mais de 3,5 kg. Deve, contudo, ter formato cilíndrico, com um buraco ao centro.
- O jogo, sem limite de tempo, termina aos vinte e quatro pontos.
- A distância de prego a prego (ou pau a pau) é de 10 m.
- O jogo inicia-se com o arremesso da malha pelo jogador de mão de uma das equipas.
- Para a pontuação, cada derrube de frente vale dois pontos, a malha que ficar mais próxima do prego, em cima do tabuleiro, vale um ponto e as malhas dos colegas de equipa que ficarem em cima do tabuleiro valem igualmente um ponto.
- O jogador que no arremesso da malha sair do tabuleiro para a frente, antes da malha tocar o solo ou o tabuleiro, é desclassificado.
- Quem manda no jogo da equipa são: o primeiro jogador da equipa, considerado o “jogador de mão” e o último jogador da equipa, considerado o “jogador de pé”.
Notas
O texto correspondente a este jogo foi retirado do livro Jogos populares do concelho de Sesimbra, edição da Câmara Municipal de Sesimbra, 1988.