Malha (3)

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Em Aldeia Nova de S. Bento intervêm quatro jogadores a jogarem individualmente, correndo de um paulito para o outro, distanciados entre 10 m a 15 m. Malhas grandes, mais grossas que em Canhestros. O carolo vale quatro e o ponto dois. O jogo finda aos vinte e quatro.

Em Boa Fé (Évora) as malhas são de faces planas. O jogo ter­mina também aos vinte e quatro, valendo o derrube do chito (paulito) quatro pontos e o ponto dois; mas contam-se os dois pon­tos junto ao chito, se forem da mesma equipa que é composta por dois elementos, um de um lado e outro do lado oposto.

Em Évora, por ocasião de torneios distritais e regionais têm-se usado ultimamente malhas planas de um lado e abauladas do outro. Para o autor deste livro é inesquecível a “3.ª Festa da Malha”, realizada no Rossio de S. Brás, em 24 de Setembro de 1995, por ocasião de um simpósio internacional sobre jogos popu­lares. Presentes 650 jogadores de ambos os sexos em 64 pistas dife­rentes e uma banda filarmónica com fundo musical adequado.

Em Tróia, o autor participou num jogo da Malha que, como em Boa Fé, tem dois jogadores junto de cada paulito, separados em 12 m. O derrube do paulito vale seis e a malha mais próxima dele dois, findando os jogos aos vinte e quatro. Há quatro malhas e cada jogador dispõe de duas, lançando-as sucessivamente. Em cada nova jogada, em um dos lados, não se respeita o princípio de começar a equipa que antes ganhou o ponto.

Em Tróia, ainda, nas Férias Activas 1988 e 1989, o autor par­ticipou também num curioso jogo em que actuavam quatro equi­pas de dois elementos cada uma. Duas equipas de cada lado. Malhas de madeira, de tamanho normal, dispondo cada jogador de uma. Começam os lançamentos os jogadores que se encontram num dos lados, primeiro os de uma equipa, depois os da outra. Jogam em seguida os do lado oposto. O jogo termina quando cada interveniente fizer dois lançamentos. A malha mais próxima do paulito (ponta aguçada na parte superior e altura de 20 cm, aproximadamente) vale dois pontos e mantém-se até os jogadores do lado contrário terem jogado na tentativa de melhorarem a posição. O derrube directo vale seis pontos e a malha é colocada sob o pino. O derrube indirecto não conta. Ganha a equipa que em três jogos fizer melhor pontuação.