Panelas (1)

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panelas de Bisalhães penduradas para o jogo das panelas
Créditos:

Na Idade Média havia as cavalhadas (do castelhano cabal­ladas), que eram torneios de cavaleiros que, com um pau ou uma cana e cavalo à desfilada, procuravam tocar em objectos suspensos de uma corda. O jogo das panelas com burro terá aí a sua origem. Uma espécie de imitação burlesca. Mas este jogo pode dispensar, como habitualmente acontece, os bonzi­nhos dos jumentos e é mesmo a pé que os concorrentes tentam quebrar uma das panelas suspensas. No Ribatejo, os partici­pantes jogam ao mesmo tempo e, como têm os olhos vendados, podem, em vez de acertar nas panelas, bater na tola uns dos outros. Jogo é jogo e ninguém toma o acaso como propósito. Em Trás-os-Montes actua um de cada vez e parte na mira de estilhaçar a panela de barro (de Bisalhães ou de Vilar de Nantes) onde se encontra um galo acocado, perninhas bem atadas – não vá espantar-se e pôr-se no piro. O pior é se, em vez de acertar na panela do galo, acerta na da água: duche a contragosto.

  1. Estica-se uma corda entre dois postes ou árvores e, a dis­tâncias iguais, suspendem-se três panelas de barro preto (de Vilar de Nantes ou Bisalhães). Uma contém água; outra, terra, areia ou farinha; e a terceira, um galo.
  2. Cada concorrente actua isolado. A ordem é sorteada.
  3. O monitor do jogo estabelece a raia de onde os concorren­tes devem partir, a qual fica distante das panelas, a uns 10/12 m, aproximadamente.
  4. O jogador dispõe de um pau, com tamanho semelhante ao de uma vassoura comprida. É com ele que vai tentar acertar numa das panelas. A tentativa só é conseguida se uma panela for quebrada.
  5. Apenas o monitor sabe o conteúdo de cada panela. A do galo é a do vencedor; a da terra (areia, ou farinha), do segundo clas­sificado; e a da água, do terceiro.
  6. O concorrente tem uma venda nos olhos, colocada pelo monitor, e é volteado cinco vezes, antes de partir. Só pode desferir um golpe na sua actuação. Se tocar na corda com a vara, antes de desferir esse golpe, é desclassificado, o mesmo sucedendo se tocar em outro objecto qualquer.
  7. O tempo de participação de cada jogador é, em princípio, de um minuto.
  8. O prémio do vencedor é o galo, além de outro que o regu­lamento da prova estipule.

Este jogo figurou nos I Jogos Populares da Castanha realizados em Carrazedo de Montenegro, em 16 de Novembro de 1997, durante a l .ª Feira da Castanha das Terras de Montenegro. Em vez do galo, a panela do vencedor continha um saquito de casta­nhas, conforme se acordou.