São necessárias crianças que representem os seguintes papéis: Raposa, Galo, Galinha e vários Pintainhos. O Galo está num plano elevado, o poleiro, a certa distância da casa da Galinha e dos Pintainhos. A casa, capoeira, desenha-se no chão com um risco quadrado ou redondo, onde de início se encontram a Galinha e os Pintainhos. A criança que faz de Raposa está, neste momento, de vigia junto de qualquer esconderijo.
O jogo começa com a Galinha a sair de casa, dizendo:
Fiar, fiar,
que eu vou prò mar
pescar peixinhos
prò meu jantar.
Diz isto várias vezes, manipulando dois pauzinhos, como quem fia. Entretanto, a Raposa, quando a vê descuidada, dirige-se à capoeira e leva com ela um Pintainho. Nessa altura, o Galo canta, avisando a Galinha que entra na capoeira, sem nada poder fazer, pois a Raposa já está fora. A Galinha volta-se, então, para o Galo e diz:
Que estiveste a fazer, galo?
Resposta do Galo:
Estava a olhar prò ar,
a ver se me caía
um bocado de pão e de queijo
para o meu jantar.
A Galinha recomenda-lhe que da próxima tenha mais cuidado, cantando, logo que chegue a Raposa. E volta a sair de casa, dizendo:
Fiar, fiar, etc.
Se a Galinha, ao regressar, apanhar a Raposa dentro da capoeira com um Pintainho, tira-lho e coloca-o junto dos outros, tendo a Raposa de fugir. Mas, se a Raposa levar sucessivamente os Pintainhos todos, estes transformam-se em cães e perseguem a Galinha.
Em alguns lugares não se desenha a capoeira da Galinha e dos Pintainhos. Estes situam-se a uns metros de uma linha no chão, ficando a Raposa no lado oposto, a igual distância. Se a Raposa roubar um Pintainho e conseguir fugir com ele para o seu campo, a Galinha nada pode fazer, pois só lhe é consentido apanhar a Raposa e recuperar o filho no outro lado da linha. Esta, note-se, tem de ser atravessada pela Galinha, quando se afasta a dizer: fiar, fiar, etc.
Aldeias há em que o jogo se designa por Pintainhos, A raposa, a galinha e os pintos ou Galo. No primeiro caso, as personagens são: Raposa, Galo, Pintainhos, Criada e Patroa. É esta quem sai a fiar. No terceiro, a Raposa pode ser substituída pelo Lobo. Em Vale Frechoso (Vila Flor) as personagens são: Fiadeira (dona das galinhas), Galo, Galinhas e Raposa. Quando se ausenta, diz a Fiadeira:
Fiando vou,
fiando venho.
Minhas pitinhas
em casa as tenho.
Aqui está um jogo extraordinariamente interessante para os educadores aconselharem numa festa, seja numa escola, seja na sala de uma associação cultural. As crianças devem motivar-se com base no conhecimento das suas tendências idiossincráticas, dos seus gostos. A acção desta comédia pode ser desenvolvida, mas com o mínimo de intervenção dos adultos, de maneira que as crianças participem activamente na reelaboração das falas, dos gestos, dos movimentos.