A Câmara Municipal da Maia distribuiu cadernos com as regras que vamos apresentar na íntegra.
Artigo 1.º — Definição. O Jogo da Malha é um jogo baseado no lançamento de uma patela de ferro (malha) com a forma e dimensões adiante indicadas.
Artigo 2.º — Objectivo do jogo. O objectivo de cada equipa é o derrube do meco ou pino (pau ou paulada) com o lançamento da malha.
Artigo 3.º — Recinto do jogo. O recinto do jogo é uma faixa de terreno na qual são colocados os dois mecos à distância máxima de 12 m e mínima de 7 m, podendo existir obstáculos.
Artigo 4.º — Colocação dos mecos. Os mecos, no início do jogo, terão que ser colocados em terreno livre, mas a meio do jogo a equipa que estiver a perder pode colocá-los, se assim o entender, atrás de qualquer obstáculo, mas sempre dentro dos limites anteriormente fixados.
§ único. — Ao meio jogo a equipa que estiver a perder poderá também colocar num dos mecos a “rata” ou “28”, que obedecem às seguintes regras:
- “Rata” — É colocado debaixo de um dos mecos um traço com o comprimento aproximado de 1 m e perpendicular à linha que une os dois mecos. Só serão consideradas válidas as malhas que baterem no solo para além do referido traço. Não é considerado o derrube directo do meco (pau directo).
- “28” — É colocado junto a um dos mecos um traço com o comprimento aproximado de 1 m e perpendicular à linha que une os dois mecos. A distância entre um meco e o traço é tal que permite apenas a colocação de uma malha entre eles. Só serão consideradas válidas as malhas que baterem no solo para além do referido traço.
Artigo 5.º — A malha. A malha é uma patela de ferro de forma hexagonal ou octogonal de aproximadamente 5,5 cm de lado e 2,2 cm de espessura, e de peso aproximado 1500 g. Intervêm no jogo quatro malhas, duas para cada equipa.
Artigo 6.º — Equipas. Este jogo opõe entre si duas equipas, cada uma delas constituída por dois jogadores.
Artigo 7.º — Como jogar a Malha. Os mecos são colocados entre as distâncias máxima e mínima atrás referidas e os jogadores colocados lado a lado, um de cada equipa, e junto a cada um dos mecos. Os jogadores, colocados junto a cada um dos mecos, lançam alternadamente as duas malhas em direcção ao outro meco com a intenção de o derrubar.
Artigo 8.º — Mudança de posição de jogadores. Cada equipa pode proceder, caso entenda, à troca de posição dos seus jogadores, em qualquer altura do jogo.
Artigo 9.º — Pontuação. Lançadas as quatro malhas pelos dois jogadores das duas equipas, proceder-se-á à contagem dos pontos junto ao outro meco e da maneira seguinte:
- dois pontos por cada pau e para a equipa que o fizer;
- um ou dois pontos para a equipa que tiver uma ou duas malhas mais próximas do meco.
Artigo 10.º — Meio jogo. O meio jogo é considerado aos quinze pontos e a equipa em desvantagem na pontuação, nesse momento, pode proceder à mudança de um dos mecos para outro local dentro dos limites e regras atrás fixadas.
Artigo 11.º — Final do jogo. O jogo terminará quando uma das equipas fizer trinta pontos, sendo por conseguinte considerada a vencedora.