Bujarda (ou Piriper)

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Créditos:
  1. Campo marcado com seis roças no interior, em forma de rec­tângulo, distando entre si cerca de dez metros.
  2. Duas equipas de seis elementos cada uma.
  3. A equipa que defende está entre as roças. A que ataca alinha­-se a cerca de dez metros de uma testa do rectângulo, tendo junto de si uma nicha.
  4. Um dos jogadores que defende atira ao ar (sempre acima da sua própria cabeça), sobre a nicha, uma bola em que um dos ata­cantes dá uma bujarda (pancada com a mão), correndo para dar três voltas ao campo, na linha das roças.
  5. Os defensores tentam agarrar a bola e metê-la na nicha.
  6. O atacante não pode deitar a bola para fora do campo, senão é eliminado. Também não pode estar fora de qualquer roça, quando a bola entra na nicha, de contrário também é eliminado.
  7. Quando a bola é jogada por outro companheiro, pode conti­nuar a corrida para dar as três voltas da regra.
  8. Se a bola é agarrada no ar pela equipa adversária, todos os seus companheiros que estejam fora das roças serão eliminados, incluindo ele próprio.
  9. Também é eliminado o jogador que, na corrida, for tocado com a bola por um adversário.
  10. Se um jogador queimar o risco da roça, é eliminado, e a bola posta na nicha.
  11. Ganha a equipa que conseguiu mais jogadores com três voltas.