- Campo marcado com seis roças no interior, em forma de rectângulo, distando entre si cerca de dez metros.
- Duas equipas de seis elementos cada uma.
- A equipa que defende está entre as roças. A que ataca alinha-se a cerca de dez metros de uma testa do rectângulo, tendo junto de si uma nicha.
- Um dos jogadores que defende atira ao ar (sempre acima da sua própria cabeça), sobre a nicha, uma bola em que um dos atacantes dá uma bujarda (pancada com a mão), correndo para dar três voltas ao campo, na linha das roças.
- Os defensores tentam agarrar a bola e metê-la na nicha.
- O atacante não pode deitar a bola para fora do campo, senão é eliminado. Também não pode estar fora de qualquer roça, quando a bola entra na nicha, de contrário também é eliminado.
- Quando a bola é jogada por outro companheiro, pode continuar a corrida para dar as três voltas da regra.
- Se a bola é agarrada no ar pela equipa adversária, todos os seus companheiros que estejam fora das roças serão eliminados, incluindo ele próprio.
- Também é eliminado o jogador que, na corrida, for tocado com a bola por um adversário.
- Se um jogador queimar o risco da roça, é eliminado, e a bola posta na nicha.
- Ganha a equipa que conseguiu mais jogadores com três voltas.
Bujarda (ou Piriper)

Créditos: West Kast