Chincalhão

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jogo da malha
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Uma Dificuldade

De onde vem a palavra chincalhão, nome do jogo? E a palavra miar? Vamos primeiro a esta.

Uma equipa tem direito a miar logo que a adversária atinge os quinze pontos. Tal direito permite-lhe alterar a distância entre os pinos e a posição destes. Será que miar vem de mear, verbo que designa dividir uma coisa ao meio, interpor-se, chegar ao meio?

Assisti pela primeira vez ao Chincalhão, no Campo de S. Mamede, em Guimarães. Quando soube que os jogadores tinham o direito de miar, perguntei-lhes o que é que tal palavra queria dizer. Responderam-me com a referência daquele direito, ficando eu entregue à conjectura de que miar, sendo a voz do gato, se associa paronimicamente a mear (interpor-se). De facto, quem mia, a meio do jogo, exprime normalmente a sua intenção por palavras. Mas já me disseram que miar nada tem a ver com a voz, mas sim com o direito que assiste e, portanto, não é miar mas mear (do latim mediare – mediar). Seja assim, embora seja também legítima uma certa dúvida.

E chincalhão? Vem de chincalhar, um verbo que parece deri­var, por corruptela, de chocalhar? Ou tem alguma coisa a ver com chincão, um pássaro que, ao cantar, diz: chim, chim? É que, nesse caso, miar podia ter mesmo o sentido de voz. Mas quem nos diz a nós que chincalhão não vem mesmo de chinquilho, um jogo também de malha? Fará alguma luz saber que também se chama chincalhão a um jogo de cartas em que se fala muito, podendo-se trucar e retrucar?

Breve Descrição do Jogo

Também se chama jogo da Malha ou do Meco, no conce­lho de Guimarães. Mas Chincalhão é a designação mais popu­lar, comum aliás a outros concelhos próximos. Cerca de quinze passos, no jogo inicial, entre os dois pinos ou mecos. Duas equipas de dois jogadores cada uma, colocando-se os adversários atrás de cada pino. As malhas são de ferro, com um diâmetro aproximado de 10 cm e uma espessura de 2 cm.

Cada malha mais próxima do meco vale um ponto; mas o jogador soma dois pontos se colocar as duas malhas mais perto do que as do adversário. A carada vale dois pontos. O meco é de madeira e tem a forma de uma garrafa encimada por uma esfera. Uma altura que ronda os 25 cm.

A equipa que primeiro atinge os quinze pontos tem de per­mitir ao adversário o direito de miar. Este mia, se aumenta ou encurta a distância entre os pinos, podendo colocá-los mesmo atrás de qualquer obstáculo – uma pedra ou um tronco de árvore. Se não há obstáculos, o Chincalhão é franco ou livre. Nesse caso, diz-se: jogar ao franco. Havendo obstáculos, o Chincalhão chama-se de rodeio. O jogo termina aos trinta pon­tos – quinze de cima.

Pode haver uma equipa que pense dominar a adversária no jogo de rodeio. Deixa, então, que a outra atinja os quinze pontos, para proceder à mudança do meco. Se esta se apercebe, estando pelos treze ou catorze pontos, pode fazer contrajogo, lançando a malha muito para além ou deixando-a muito aquém do meco, mas o adversário pode responder com atitude idêntica.

São frequentes os torneios de Chincalhão, com prémios ten­tadores. A aquisição destes impõe a cada jogador uma inscrição com determinada quantia em dinheiro. Em Guimarães são conhecidos como lugares de Chincalhão o Campo de S. Mamede e a Penha. Aqui, para evitar que os campeões se juntem na mesma equipa, fazem-se sorteios, antes de cada partida de jogos, podendo um bom jogador ter como companheiro um muito fraco.