Estes jogos efectuam-se geralmente em piscinas. Há vária modalidades, em constante mutação, segundo a imaginação de quem orienta.
Uma das modalidades consiste em colocar seis câmaras de ar cheias, das de camião, em cima da água, presas umas às outras por cordéis, ficando as câmaras das extremidades ligadas ao ponto de partida e ao lado fronteiro.
Actuam sucessivamente os jogadores de cada equipa (duas equipas ou mais). A prova consiste em correr de umas câmaras para as outras, de pé, terminando para o concorrente logo que este caia à água. Só contam as câmaras onde o que actua puser um dos pés. Cada equipa participa uma só vez; ganha aquela cujos elementos no seu conjunto conseguirem pisar mais câmaras.
Um outro jogo ainda consiste em ir buscar, nadando, ao lado oposto da piscina, um objecto – balde, arco, etc. Aqui podem intervir várias dificuldades, como regressar num colchão insuflado, a reboque de uma companheira. Conta o tempo para a classificação.
Outro jogo ainda consiste em cada equipa, actuando várias simultaneamente, tentar apoderar-se do maior número de peças metálicas (espalmadas e lisas para evitar ferimentos) colocadas no fundo da piscina.
Há também jogos combinados com os mais tradicionais, como, por exemplo, ir um rapaz, em disputa com outros, de olhos vendados, em colchão ou pequeno barco, buscar uma moça (a sua dona) ao lado contrário da piscina e trazê-la consigo até ao ponto de partida. Para cada concorrente há uma dama e actuam todos ao mesmo tempo.