Burro (Alentejo)

Avatar de António Cabral
Créditos:

Nesta variante usam-se patelas de borracha – cinco a dez, como no Pataco. A numeração varia, conforme o dono do caixote e o jogo finda aos cem pontos. Quando a patela ficar totalmente dentro de um quadrado com cabeça de burro, termina o jogo para o participante.

jogo do burro com patelas de borracha, Alentejo

As modalidades do jogo do Burro que se seguem foram reco­lhidas em Tróia, pelo que se consideram alentejanas. As caixas, inclinadas para a frente, têm 60 cm de comprimento e 40 cm de largura, aproximadamente. As malhas são cinco.

1. Nesta modalidade, o pormenor mais interessante está na casa superior do meio: se a malha (ou chapa) ficar dentro vale cem pontos; se cair no buraco feito no primeiro zero vale mil.

jogo do burro, Alentejo

2. Há quem lhe chame também jogo da Burra ou Burro em Pé, como ao apresentado em 3. A caixa é o tampo de uma mesa inclinada, com quatro pernas. A cada buraco corresponde um cacifo onde caem as malhas, que se vêem, levantando o tampo.

jogo da burra ou burro em pé, Alentejo
Ao fundo da caixa: espaço onde as malhas caem, depois de escorregarem.

3. A particularidade desta variante é a existência dos burros desenhados e com buracos. Se a malha cair num deles termina o jogo para o concorrente. Note-se que neste jogo, como no anterior, o tampo é protegido, ao cimo e aos lados, por uma ripa que não deixa fugir as malhas; e, ao fundo, há uma divisão onde estas se quedam, depois de resvalarem.

jogo do burro, burros desenhados, Alentejo
Ao fundo da caixa: espaço onde as malhas caem, depois de escorregarem.