Jogas (Pedrinhas ou Boldregas)

Avatar de António Cabral
  1. É um jogo típico de meninas, participando normalmente duas a quatro.
  2. Escolhem-se cinco jogas (pequenas pedras arredondadas), que uma das meninas espalha no chão, atirando-as todas juntas.
  3. O jogo consta de três fases: do um a quatro, do bio e do quite/niche.
  4. Na primeira fase, a menina que espalhou as pedras pega numa delas e com uma só mão atira-a ao ar, procurando apanhar uma das outras com a mesma mão, antes de aparar, também com esta mão, a primeira. Fará o mesmo com as três restantes, após o que procurará apanhar duas, por duas vezes, e três, uma só vez.
  5. Na segunda fase, a do bio, tentará apanhar as quatro pedras, dizendo: “Ó bio, dá-me um”. Se quiser, pode continuar nesta fase, dizendo: “Ó bio, dá-me dois – três – quatro”, etc. Normalmente as figuronas (meninas que gostam de se exibir) nunca se ficam pelo um.
  6. Na terceira fase, a do quite, põe a mão esquerda com o indicador e o polegar apoiados no chão, de modo a com eles fazer uma ponte. Atira com uma pedra ao ar e, antes de a aparar, tem de fazer entrar uma das pedras por debaixo da ponte, procedendo da mesma forma com as outras.
  7. Completada a terceira fase, repetem-se a primeira e a segunda. A terceira é agora a do niche. Atirada uma pedra ao ar e antes de esta ser aparada, é colocada outra no niche – uma covinha entre as falanges dos dedos indicador e médio, a qual é conseguida torcendo o mais possível este sobre aquele. Depois de colocada aí a joga, atira-se novamente uma pedra ao ar e, também antes que caia, a joga é metida por debaixo da ponte. Faz-se o mesmo com as outras jogas.
  8. Quando se apanha uma das pedras do chão (duas ou três, conforme a jogada), não se pode tocar nas outras1, pelo que a maneira de espalhar as pedras é importante.
  9. A menina que falha um lance não pode continuar o jogo enquanto as outras meninas não jogarem.
  10. Vence a menina que primeiro completar o jogo.

Notas

Em Moçambique: Machacanzo ou Machacuzana. Contaram-me em Castedo do Douro que uma menina de treze anos, já casada, estava a jogar as jogas quando o marido chegou do trabalho e lhe perguntou pelo jantar. «Ainda não o fiz. Deixa-me acabar o jogo», respondeu-lhe ela.

  1. Tocar diz-se “tunir” em Afonsim. Chama-se “passo de roste” ao acto de lançar uma pedra ao ar, a que está entre o polegar e o indicador e pôr no solo as quatro que tem na mão, voltando a apanhar a que foi lançada ao ar. ↩︎