Malha (Beira Alta)

Avatar de António Cabral
Créditos:

A Malha é um dos jogos favoritos dos beirões. A Associação dos Jogos Tradicionais da Guarda tem-lhe dedicado uma grande atenção, organizando torneios gigantescos em que, por vezes, todo um campo de futebol é ocupado pelas equipas, que começam por disputar eliminatórias até ao apuramento de uma equipa vencedora.

Cameira Serra e Pires Veiga publicaram um livro de cinquenta e nove páginas (A Malha, desporto tradicional português) das quais vinte e cinco são dedicadas a este jogo, destacando-se uma codificação rigorosa destinada a campeonatos de clubes.

A Malha joga-se, habitualmente, entre duas equipas constituídas por dois jogadores. Também se realizam jogos mano a mano, ou seja, disputados entre dois jogadores apenas (op. cit., p. 12).

Entre duas equipas, a Malha é como o Fito transmontano, mas a distância entre os pinocos é maior (25 m); as malhas têm um diâmetro de 10,7 cm e um peso aproximado de 430 g; e os pinocos são de madeira, pintados a vermelho nas extremidades e com uma altura de 20 cm e uma base de 5 cm.