

As crianças estão colocadas em círculo. A palma da mão de um companheiro que está situado à direita de um dos jogadores encontra-se debaixo das costas da mão dele, enquanto a outra palma deste mesmo jogador está por baixo das costas da do companheiro da esquerda. Todas as palmas voltadas para cima, portanto.
A canção apresentada é cantada em coro. Uma vez acabada, um dos jogadores diz “um” e bate com a mão direita na palma da mão do companheiro que está colocado à sua esquerda. Este, por sua vez, diz “dois”, batendo também com a sua palma da mão direita na palma da mão do companheiro situado no seu lado esquerdo. Este, finalmente, diz “três” e, se conseguir bater na palma da mão do companheiro que está à sua esquerda, com a sua mão direita, como sucedeu nas vezes anteriores, o companheiro perde e sai do jogo. Se, pelo contrário, este retira a mão a tempo, é ele que sai. O jogo processa-se por eliminatórias, até se encontrar um vencedor
Variante
A canção é assim:


Os jogadores cantam em coro e, a começar por um deles, vão sucessivamente batendo com a palma da mão direita na do companheiro da esquerda. Quando a canção terminar, o coro diz “um”, “dois”, “três”, prosseguindo o jogo, segundo a ordem em que estava, com igual bater de mãos em cada tempo. O processo de eliminatórias é o mesmo.


