Noutro ponto deste site descreve-se o jogo Bola à Parede com uma referência final ao Sete que é uma variante tal como o do Douro Litoral. Apresentamos aqui o Sete.
Basta uma bola, uma parede e uma criança. Só uma. A criança joga consigo própria, desdobrando o eu em que incorpora um adversário pessoal e vencendo as resistências materiais que em todo o jogo existem, no sentido da obtenção do prazer.
Claro que podem participar mais crianças, nascendo a competição interindividual; mas a circunstância de uma só desenvolver os lances com grande empenho e alegria é uma prova de que o espírito competitivo ordenado para a destruição do outro não marca ainda profundamente a personalidade infantil.
O jogador lança a bola contra a parede, de que está muito perto, conforme indicamos a seguir.
- Lança a bola contra a parede e agarra-a no ressalto, sem a deixar cair no chão, durante sete vezes.
- Lança a bola contra a parede, deixa-a cair ao chão e só depois a agarra. Seis vezes.
- É a chamada fase do driblar: bater com a bola no chão, cinco vezes.
- Deitar a bola ao chão e, quando no ar, tocá-la com a palma da mão contra a parede, agarrando-a ao repinchar, sem a deixar cair. Quatro vezes.
- Deitar a bola ao chão com força, de modo a atirá-la contra a parede, agarrando-a seguidamente, sem a deixar cair. Três vezes.
- Bola contra a parede, cruzando os braços e agarrando-a, depois de descruzados. Duas vezes.
- Lançar a bola contra a parede, deixá-la dar um toque no chão e, em seguida, driblar, de maneira a que a bola bata no chão, duas vezes seguidas, agarrando-a depois.
Se o jogador se engana numa das sete fases, dá o lugar a outro; mas, se actua correctamente, o outro ou os outros competidores obrigam-se a repetir as sequências por inteiro, acrescentando-lhes uma ou mais das seguintes modalidades, até se enganar. As modalidades podem ser estas ou outras, ao critério dos competidores:
— Sem rir.
— Sem falar.
— Sem mexer.
— Batendo uma palma.
— Batendo duas palmas.
— Batendo duas palmas — uma ao pé do abdómen, outra atrás das costas.
— Cruzando os braços.
— Levando a mão à nuca.
— Pondo as mãos nos joelhos.
O objectivo do jogo é estar muito tempo em acção. Mais do que a vitória pelo maior tempo conseguido, conta a satisfação de o conseguir. Eis um divertimento notavelmente exemplar.